quinta-feira, 6 de março de 2008

Queridos Amigos

Algo fantástico acontece na televisão brasileira, porém, óbvio que sem muita atenção do público, que já foi programado para gostar de porcariismo big brotherista e novelas com enredos e desfechos sempre iguais.
Está passando, na globo, uma minissérie chamada Queridos Amigos, na madruga claro, depois de tudo, antes apenas do jornal da globo.

O que chama atenção para esta serie, é que aparentemente ela foge da tendência global de happy end, a série fala sobre um grupo de amigos ex militantes do golpe militar, (o último toque no assunto foi com Anos Rebeldes em 1992) que se deixaram de se ver depois de um tempo e agora estão tentando ser reunidos novamente pelo personagem de Dan Stulbach (Tom Hanks Tupiniquim).

O fantástico é que aparentemente ela está indo de encontro com a felicidade colorida tradicional e trageficando (inventei agora) todas as relações da série, o casal feliz e com a maior família se separa, o marido vai morar com a amante adolescente, o cara mal casado quando resolve terminar com a esposa pra ficar com a amada desiste ao ver o estado da amiga abandonada e segue em sua vida infeliz, o casal mais feliz de todos aparentemente não durará muito já que se insinua uma traição do marido, entre tantas outras tragédias que normalmente nunca aconteceriam na globo.

O melhor de tudo é a critica ao casamento e a ignorância, super novidades na TV do Seu Roberto, todo episódio tem uma fala inteira de alguém sobre a falência do casamento, e sobre a ignorância intelectual.

Para aqueles que não são chegados nos contos sempre iguais da globo é uma boa oportunidade assistir, pois essa nunca será reprisada com certeza. Nunca o gado que segue a globo teve tanto que ir ao dicionário para compreender o que era dito na TV, nuca se falou tanto de Proust e outros poetas alemães e franceses, nunca todos os personagens foram influenciados por jornalistas, músicos, poetas, políticos escritores e outras artistas como esse grupo.

Sabe-se lá como convenceram a globo a por um programa com esse no ar, então nós, pessoas esclarecidas, que não seguimos a manada, que prezamos pela qualidade intelectual de nossos conteúdos influenciadores, vamos aproveitar e assistir-la, para mostrar também que há vida do lado de cá da tela, e inspirar aqueles dois ou três que nos regalam com obras como essa, e a Pedra do Reino que foi um fracasso financeiro com índices medíocres de ibope, mas claro Suassuna não é pra qualquer um...

15 comentários:

Igor disse...

Pocha bicho, dei mole de perder os primeiros episódios dessa série. Parece ser massa, mas, agora não dá mais pra acompanhar. O jeito é baixar depois.

Quanto ao blog, você escreve bem. O template provavelmente é simplesão visando mais a letra do que a imagem.

Então, levando em conta isso, o blog tá muito bom.


Igor
www.bendbluenote.blogspot.com

A que está escrita. disse...

Pela primeira vez em muito tempo, lamentei o fato de não ter acesso à tv brasileira no momento. Fiquei muito curiosa com a série, sobretudo porque é realmente raro algum personagem "global" fazer crítica ao padrão novelesco de família, quanto mais falar sobre a falência do casamento como instituição.
Espero que quando eu voltar para casa, possa ver em dvd!

BUSHIDO disse...

nunca.. me senti atraido pela globo.. ou tv aberta.. eh uro sensacionalismo e baixaria..

mais essa serie parece interessante..

abrass

www.gatame.blogspot.com

O rapaz dos quadrinhos disse...

nao e sempre que eu leio um poust semi-longo assim
=]
parabens!

sobre a serie, nao assiti, nao vou assistir e nem pretendo. (nao so por falta de vontade como incompatibilidade de horarios), mas ate tenho estado meio curiozo sobre a serie, meus amigos me disseram que a personagme principal e um retrato meu, chinga todos, é amigo e é doido
Oo

sei lah ne.


www.meusquadrinhos.blogspot.com

(Didixy) Conquistadores disse...

Realmente é uma boa série mesmo. O resto que passa é tudo porcaria como você disse.

Hamul disse...

Ae cara, beleza?
A historia lá (sobre o Domingo Sangrento) realmente é muito tensa.
Até que ponto as pessoas vão usar o nome de Deus, para atacarem os próximos.
Na Idade Média, até que essa atitude poderia ser considerada "tolerável", pois as pessoas não tinham informação. Mas hoje em dia...
Creio que Jesus olha para nos, seres humanos e fica pensando. "Filhos, Eu fui para o mundo, para ensinar o amor e não a violência, para que vocês tivessem vida..."
Não conhecia o outro filme, que tu indicaste, vou dá uma procurada sim.
Sobre a mini-série. Não estou assistindo, devido a problemas de horário. Pelo que me falaram, a série é muito boa. Vou esperar ela aparecer pra download, pra assistir.

Abraços

Hamul
www.bendbluenote.blogspot.com

A que está escrita. disse...

Obrigada pela visita ao Colar e volte sempre!! Beijo!

Felipe Bastos disse...

Queridos Amigos é uma das melhores miniseries que ja assisti na Tv aberta,elenco ,roteiro e interpretações que devem fica na historia da televisão ,pena que não tem tanto valor quanto as miniseries americanas,e os BBBs da vida,lamentável.

Bruno Lobo disse...

cara toh morrendo de ódio ow
pq não toh podendo assistir essa mini série.
por incrivel que pareça aqui está sem globo.
é pra rir...
mas estou torcendo que o dvd saia logo.
irei dá uma olhada melhor em seu blog
ótima noite!

Amanda Guerra disse...

Olá!

Eu também estou acompanhando a minisséria, pelo menos quando dá, e devo dizer que é de fato surpreendente. Mas o que mais me chama a atenção, são os conflitos existenciais, a verdadeira ¨complexidade do ser¨, nunca explorados antes pela globo.

Realmente profundo.

Abraços

Anônimo disse...

Venho assistindo essa minisérie e me surpreendo a cada capítulo!É estranho como a globo está se "soltando" do seu paradigma!

Graças aos céus podemos por fim assistir algo que preste na tv aberta/!

Beijos:P

Raphael disse...

Não assisto TV mesmo

Euzer Lopes disse...

Pois é... Essa minissérie é um daqueles momentos que a Globo permite-se ousar... Sim, ela também tem seus momentos de ousadia.
A minissérie foi ao ar por algumas razões que não vêm ao caso comentar, mas ela veio resgatar um momento que hoje, 20 anos depois, faz a gente pensar no que valeu ou não a pena.
Durante o período da ditatura, lutou-se por um ideal de vida...
Ainda que de forma um pouco distorcida, conseguiu-se o que queria com o fim do regime militar.
O que eu sentia, e vejo retratada na minissérie, é que depois de conseguir seu objetivo, aquele povo, acostumado ou condicionado à lutas, protestos e afins, não tinha mais um objetivo para lutar. Lutar pelo que? Gritar para quem?
As palavras de ordem se tornaram vazias, perdidas...
E é bom relembrar este tempo, principalmente quando vejo pessoas que hoje protestam contra os provões. E fazem greve por motivos torpes nas escolas públicas.
Sinal dos tempos? Talvez!

young vapire luke lestat disse...

Ouvi falar muito bem desta mini série de Maria Adelaide Amaral.
É uma pena que possivelmente não assistirei, por não morar no Brazil.
aglobo internacional não está transmitindo ......


[]s l.Sakssida

Anônimo disse...

A minissérie é sensacional não perco um capítulo, acho muito original a maneira como a amizade é tratada.




Parabéns pelo blog