segunda-feira, 17 de março de 2008

Olimpíadas de Beijing

A China é um país fantástico, tem 1,3 bilhão de pessoas, um governo “comunista” extremamente repressivo, e está conseguindo tudo o que quer do mundo, sem que ninguém se manifeste contra.

A China é uma nação muito antiga, que garantiu sua unidade graças a Shih Huang-ti conhecido como Ch´in, primeiro imperador da China, a custas de milhões de mortes. Foi ele também, que emendou os pedaços da grande muralha, sem dúvida, a custa de milhões de mortes novamente. Ao se aproximar de sua morte, com medo de ser perseguido no além pelas imensas multidões que massacrou, criou um exército de barro (guerreiros de terra cota) para protege-lo do outro lado. Junto com ele todos os engenheiros, arquitetos, operários e cerca de 300 concubinas foram emparedados em seu túmulo.

Em meio a todo esse sangue e gente morta, nasce a China, e após conseguir se livrar dos Hunos, de Gengis Khan, do seu filho e neto, de inumeras guerras com rebeldes, conservadores, grupos que almejavam controlar a China, grupos pseudo-religiosos, a guerra sino-francesa, a guerra sino-japonesa e o levante dos boxers e após anos de guerras internas, o partido comunista liderado por Mao Tse Tung, assume o controle da maior parte da China e junto com a revolução cultural ,mais mortes, mais sangue, mais repressão.

A China tradicionalmente manteve seus mercados fechados a empresas estrangeiras e ao mundo, porém, sem conseguir controlar sua economia e com muitas dificuldades de crescimento populacional criou o “socialismo de mercado com características chinesas” (capitalismo) e abriu suas portas para empresas estrangeiras, com excelentes oportunidades de negócios, já que na china o povo ganha mal, não possui direitos trabalhistas, e não tem quase nenhum direito sobre o estado.

Mas nessa hora que todos queriam ser amigos da China ela passou uma listinha onde entre outras coisinhas, dizia que o Tibete era parte legitima da China, e o nome do Brasil ta lá, assinado.

Como disse a China, mesmo sendo a nação mais populosa do mundo consegue coisas incríveis, sem que ninguém se incomode, como censurar a internet, fechar cyber cafés, matar cachorros a pauladas nas ruas para controlar a raiva, suprimir com violencia qualquer grupo numeroso, cometer todo tipo de atrocidade e não ser incomodada pela ONU (que é uma piada) , pela união européia, nem pelos estadunidenses, que se acham a “policia do mundo” e denfensores da liberdade. Mas também a maior parte da dívida externa deles é com ela...

As olimpíadas na China estão chamando a atenção do mundo para ela e os tibetanos aproveitam a oportunidade para engrossar o rio de sangue de nossos noticiários, buscando um pouco mais de autonomia. A China já bloqueou o Youtube, para os chineses não verem a verdade e proibiu imagens ao mundo do seu “controle” da revolta. Provavelmente não queria outra imagem como aquela do cara na frente do tanque, na praça da paz celestial, e ainda culpou o Dalai lama, Nobel da paz pelas mortes.

Viva a olimpiada de Pequim!!



9 comentários:

C.S disse...

OI!Pois é, não interferem por acham que não podem mudar a política de cada pais, ou algo do tipo.

Legal o teu blog, e até mais.

CONTOS MALIGNOS disse...

blog cult.. muito legal...
preciso atualizar o meu neste estilo...
abraços e bons textos!

www.contosmalignos.blogger.com.br

Euzer Lopes disse...

É o que chamo de "segunda revolução industrial".
Baixo custo de produção.
A China invadiu o mundo sem sair de seu país.
O mundo é que foi lá trazê-la.

alex disse...

Olá, tenho certeza que essa será uma das melhores olimpíadas da história e com muitas medalhas para o brasil!


www.blogdospiratas.org

Garbo disse...

por favor, se não ler, não comente. tem outros posts pequenininhos interessantes tb...

Anônimo disse...

Oi:)

Quanto mais escuto, leio ou vejo sobre esses "velhos lobos", menos me su´preendo!Pois já estamos tão acostumados com suas babaries que, apartir de um momento nos tornamos um pouco igual a eles: indiferentes.
E por muito, agora com as olimpíadas, é uma boa forma de mostrar a "nobre china" que todos vão querer conhecer e não a China dos velhos tempos....

Beijos:P

arzach disse...

Hi Garbo i'm Arzach
in my blog is operative a language traslatator
Bye
www.acabhnews.blogspot.com
p.s. I'm sorry for my english .:-)

lélhens disse...

faz tempo, trombei numa dessas um cantorzinho chinês.
franzino, cisudo e arredio nos cinco primeiros minutos.
astuto, sabido e espertinho nas horas seguintes. não duvido que seja o comportamento generalizado nesse canto do oriente, sabe? veja você...

Eliza disse...

Não é de hoje que a China vem massacrando o Tibet e tb não é recente essa M...toda d usar uma religião e/ou crenças políticas como justificativa para aniquilar um povo. Muita hipocrisia a tão sonhada celebração de união dos 5 continentes acontecer nessa "mega potência" que não passa de mais uma nação com líderes entorpecidos pelo ódio. Um ódio, que na verdade, não passa de um medo constante de enxergamos no outro nada mais além de nós mesmos. Zé Celso tem uma frase ótima sobre os tempos atuais, mas agora não me recordo ao certo a citação, recorod apenas que fala como estamos soterrados pelos -ismos e classificações banais que na opinião sóservem para tentar diferenciar meu eu do seu. Tudo bem, seu Eu é seu e o meu é meu Eu, mas veja só vc q concidência:
Chinês, Tibetano e brasileiro..viemos todos da xota e vamos todos pro saco...oh well...